- Detalhes
- Categoria: Notícias
- By Andréa Pessoa
- Acessos: 15
Confira a opinião de auditores do Recife sobre o 36° Congresso da Fenafim

Auditores de todo o país reuniram-se em São Paulo no 36º Congresso Nacional da Federação Nacional dos Auditores e dos Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim) e no 13° Seminário Nacional de Gestão Fiscal Municipal (Senam).
O evento está sendo realizado pela Associação dos Auditores Fiscais Tributários do Município de São Paulo (Aafit/SP), de 12 a 14 de novembro.
Com o tema “Reforma Tributária e os desafios para as Administrações Tributárias”, o evento foi realizado no Novotel Center Norte. Os organizadores informaram que o congresso reuniu os mais destacados especialistas e líderes das áreas de Tributação, Orçamento e Gasto Público. Participam palestrantes internacionais, trazendo perspectivas globais e experiências de outros países.
Para o Secretário Executivo de Tributação, João Marcelo Duarte Araújo, a experiência do congresso foi muito positiva. “Eventos como o Congresso da Fenafim e o Senam são fundamentais para acompanhar o que vem sendo construído no país, entender os caminhos da Reforma Tributária e refletir sobre como os municípios podem se adaptar. Foi uma experiência enriquecedora, com debates relevantes que ajudam a orientar esse momento de transformação”.
Manfredo Sarda explicou que participar do Congresso da Fenafim e do Senam foi uma oportunidade valiosa. "Acompanhar de perto as discussões sobre a Reforma Tributária e entender como os municípios estão se preparando para esse novo cenário. Considero um evento muito produtivo, que trouxe reflexões importantes e contribuições relevantes para esse momento de mudança.”
Na opinião de Lucas dos Santos Guimarães, o Congresso da Fenafim deixou claro que, apesar da diversidade de realidades, a incerteza sobre vários pontos da Reforma Tributária é unânime entre os representantes dos entes federados. "O que mais me chamou atenção foi ver que todos compartilham os mesmos desafios e que a implementação vai exigir muito esforço técnico, coordenação e adaptação. Para mim, que atuo diretamente na integração de tecnologia, automação e inteligência de dados na fiscalização municipal, o congresso trouxe vários insights para futuros projetos".
Guimarães acrescentou: "Com o grande volume de dados que o ambiente nacional de notas fiscais vai concentrar, vejo espaço para criar soluções que cruzem informações de forma automatizada, identifiquem inconsistências e reduzam perdas com o rápido envio de autorregularizações aos contribuintes".
.....
Redação: Andréa Pessoa - @mandalaconsultoria
#fiscomunicipal
#AfremSindical
#Senan
#Aafit-SP
#Fenafim
#ReformaTributária
