- Detalhes
- Categoria: Notícias
- Andréa Pessoa By
- Acessos: 254
Auditores são vítimas de golpe cibernético através da Plataforma gov.br
Os golpes cibernéticos vitimaram, coincidentemente, cinco auditores do Tesouro Municipal do Recife. Jonas Melo denunciou o problema ao Sindicato dos Fazendários do Recife (Afrem Sindical), juntamente com colegas da Secretaria de Finanças. Ao todo, cinco fazendários tiveram seus dados vazados de alguma base de dados que armazenava suas informações pessoais e os identificava como auditores.
Melo explicou que estava de férias e recebeu um e-mail (especificamente o e-mail que ele cadastrou no gov.br), que perguntava se ele tinha modificado a senha da plataforma gov.br numa agência do INSS de forma presencial, e se tinha modificado a senha. Na oportunidade, ele notou que isso poderia ser um golpe e realizou, imediatamente, um boletim de ocorrência na delegacia online e trocou a senha da plataforma gov.br.
Dias depois, ele descobriu que outros colegas passaram pelo mesmo problema. Uma delas teve a restituição do Imposto de Renda desviada do seu banco por estelionatários. Importante ressaltar que, de posse da senha da plataforma gov.br, é possível assinar documentos e até alterar a conta que recebe a restituição do Imposto de Renda.
A Assessoria Jurídica do Sindicato dos Fazendários do Recife vai elaborar dois ofícios: O primeiro será dirigido à Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas da PCR comunicando um possível vazamento de dados de um grupo de auditores. O segundo terá como destinatário o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Neste documento será solicitada uma forma de impedir que as senhas da plataforma gov.br sejam modificadas em agências do INSS.
Confira algumas dicas de como evitar golpes ou como agir depois que o golpe financeiro já foi realizado:
1. Ative a autentificação em duas etapas em todos os sistemas.
2. Caso de indícios de golpe cibernético, faça um boletim de ocorrência por meio do site da Secretaria de Defesa Social no link: http://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/ e faça prints do material que considerar estranho às suas movimentações financeiras.
3. Ative alertas e monitore extratos de cartões e contas bancárias.
4. Acompanhe seus registros financeiros no Banco Central, via sistema “Registrato”
https://registrato.bcb.gov.br/
......
Redação: Andréa Pessoa - @mandalaconsultoria
#AfremSindical
#SecretariaDeFinançasDoRecife
#golpescibernéticos
#vazamentodedados
#PCR
#gov.br
#auditores
#golpe