O vereador estava hospitalizado em SP

O vereador do Recife Carlos Gueiros (PSB) faleceu no dia 24/11, aos 78 anos, por complicações cardíacas. Ele estava internado no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. A morte foi constatada pela equipe médica.

O velório será realizado na Catedral da Reconciliação (Recon), situado na Rua Alfredo Marcondes, 499, no bairro da Imbiribeira, Recife. O sepultamento está marcado para às 16h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

A Câmara Municipal do Recife suspendeu todas as atividades parlamentares desta segunda-feira (25/11) e decretou luto oficial de três dias. Carlos Gueiros deixa esposa, três filhos e sete netos. Desde 1963, era casado com Magaly Monteiro Gueiros.

Repercussão da morte de Gueiros na área fazendária

O presidente do Afrem Sindical, Fábio Macêdo, disse que a morte de Gueiros deixou o Recife órfão. “Parlamentar de primeira grandeza. Perda enorme a Câmara Municipal de Vereadores de Recife”.

Já para o Secretário-geral do Afrem, João Victor de Araújo, o vereador Carlos Gueiros tinha um atributo em falta na política: a habilidade. “Profundo conhecedor da legislação tributária municipal, foi autor de diversos projetos de lei na área. Sempre prestigiou a categoria dos auditores, servindo como interlocutor junto à Câmara e ao Poder Executivo”.

Para Luiz Ferreira, diretor Administrativo-financeiro do Sindicato, a “categoria dos fazendários perde um interlocutor que sabia de nossa importância e o Recife perde um vereador sério, atuante e bom negociador político. Realmente, em uma época carente de homens de palavra, sua perda é uma lástima”.

Prefeito do Recife emite nota de pesar

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), emitiu nota de pesar e lamentou o falecimento de Carlos Gueiros. "Gueiros era praticamente sinônimo de vereança. Com sete mandatos, era o decano da Casa de José Mariano e um profundo conhecedor do legislativo municipal e defensor do municipalismo. Carlos Gueiros dedicou sua vida ao Recife, deixo meu abraço e votos sinceros de profundo pesar à sua família."

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), afirmou, também em nota, que perdeu um “companheiro de quase três décadas de convívio e uma referência de homem público que sempre se pautou pela ética, moralidade e amor pelo Recife”.

Trajetória do vereador na Câmara de Vereadores

Carlos Gueiros estava no seu sétimo mandato consecutivo como vereador do Recife. Eleito pela primeira vez em 1992, ele era empresário do setor de transportes.  Com formação em contabilidade e administração de empresas, o vereador presidiu durante seis anos consecutivos a Comissão de Redação da Câmara.

Durante 12 anos, exerceu a Presidência da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, sendo, também, o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. Atualmente, exercia a atividade de vice-presidente da Comissão Executiva do Poder Legislativo, e era presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico. No Executivo Municipal, ocupou por 15 meses a Secretaria de Habitação da Prefeitura do Recife.

Conheça algumas fotos de Carlos Gueiros nos eventos do Sindicato dos Fazendários do Recife

.............................................................
Imagens: Banco de Imagens Afrem Sindical