A assembleia geral extraordinária foi realizada na sede do Afrem

Em assembleia geral extraordinária, realizada no dia 28/6, os fazendários do Recife decidiram pela filiação do Sindicato dos Fazendários do Recife (Afrem Sindical) à Associação Nacional dos Auditores Fiscais de Tributos Municipais e Distritais (Anafisco). Ao todo, foram 30 votos, sendo 25 votos a favor e 5 contra.

Na prática, a proposta da Anafisco é lutar por sistema tributário justo e adequado às necessidades dos municípios, debater a Reforma Tributária e estimular a valorização das carreiras fiscais.

O presidente do Sindicato dos Fazendários do Recife (Afrem Sindical), Fábio Macêdo, explica que a categoria entende a importância da nova entidade. “Num momento em que o município e os fiscos municipais estão ameaçados com propostas que ferem autonomia municipal, o quadro fazendário aprova a filiação a mais de uma entidade que defenda o município”.

Ele reforça que é preciso denunciar o risco enorme que se tem com a não participação dos municípios na Reforma Tributária. “O município é o ente mais próximo que presta serviço à sociedade.  É um risco enorme essa reforma tributária ser votada sem pensar no município. Não se pode colocar o município para que ele viva de transferência e repasse”.

Histórico - Desde o início de junho, os fiscos de Recife, Curitiba, São Paulo e Florianópolis, dentre outros, reuniram-se e criaram a Anafisco na sede do Sindicato dos Auditores Fiscais Tributários do Município de SP (Sindaf-SP). Na oportunidade, mais de 20 entidades do Brasil participaram do lançamento da iniciativa.

................................

Texto: Andréa Pessoa